“Por toda a cidade são visíveis sintomas de má articulação … volumes significativos de edificação com drenagem dos tráfegos através de bairros residenciais que, assim, veem as suas características típicas de calma e de tranquilidade gravemente comprometidas.”
In Lisboa: o desafio da mobilidade -2015

Numa zona delimitada por grandes vias de entrada em Lisboa. Não se fica indiferente ao impacto e às condicionantes que estes Eixos criam na vida diária de quem aqui vive.
Os viadutos, túneis e vias rápidas marcam o território por onde passam e condicionam a vida dos seus habitantes, independentemente de estes integrarem, ou não, a migração diária que lhes passa à soleira da porta.
São gases de escape que lhes tingem a roupa estendida, o cruzamento que lhes cobra uma percentagem da sua escassa paciência e do seu parco civismo.
São monstros de betão e aço, rios de alcatrão que rasgam a paisagem ligando os dormitórios ao centro da cidade, criando barreiras aos peões e dividindo o concelho de Lisboa numa malha delimitada por rios de veículos.
O futuro da mobilidade em Lisboa está a mudar. Será suficiente?
Fotografado a 35mm

You may also like

Back to Top